Bahia recebe quase um milhão de doses de vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira

A Bahia vai receber mais 714 mil doses de vacina contra Covid-19 na sexta-feira (20), segundo informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). No entanto, exclusivamente para essas remessas, haverá uma mudança no critério de divisão.

Segundo informações da Sesab, a primeira remessa, com 362.700 imunizantes da Pfizer/BioNTech, chegará em um avião com pouso programado para às 9h40 no aeroporto de Salvador.

Já a segunda carga, com 351.300 doses de Coronavac, vai chegar em um voo com aterrissagem marcada para as 15h.

Sobre a mudança no critério de divisão, a Sesab detalhou que ela foi definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada nesta quinta-feira (19).

Conforme explica a diretora da vigilância epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, desse total, 80% serão destinadas conforme critério populacional e 20% como fator de correção para aqueles municípios que ainda não conseguiram chegar à faixa abaixo dos 25 anos.

A diretora da vigilância epidemiológica da Bahia salienta que a ideia é que todos os municípios possam avançar ainda mais com a cobertura vacinal de forma equitativa na faixa etária.

De acordo com um levantamento da coordenação estadual de imunização, até esta quinta-feira, 139 municípios ainda não tinham alcançado a vacinação de pessoas menores de 25 anos, enquanto que outros 128 já estavam imunizando as pessoas com 18 anos ou mais. Os nomes das cidades, no entanto, não foram detalhados.

Além disso, Márcia São Pedro ainda destacou que o Ministério da Saúde já autorizou a utilização da vacina Pfizer/BioNTech para o público de 12 a 17 anos com comorbidades.

Segundo a Sesab, outra definição acordada na reunião da CIB é que os municípios que já estão concluindo a cobertura vacinal, e não necessitam de mais doses, façam a devolução dos imunizantes para que haja o remanejamento para os municípios em condição inversa.

A Sesab ainda informou que a Bahia já ultrapassou 70% da população vacinada contra a Covid-19 com a primeira dose ou com o imunizante de dose única, na quarta-feira (18).

Até às 12h desta quinta-feira, 7.912.326 baianos com 18 anos ou mais já haviam, ao menos, iniciado o esquema vacinal, o que representa 71,3% da população desta faixa etária, estimada em 11.087.169.

FONTE/BLOGUEDOEDDY

Facebook Comments


This will close in 20 seconds