Policiais estão sendo capacitados para ronda Maria da penha que sera implantada em teixeira de freitas

A 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), com suas diversas modalidades de policiamento, sempre atuou no combate à violência contra a mulher e no combate à violência doméstica de um modo geral. O comandante major Sílvio Nunes, entretanto, defende a implantação de uma ronda especialmente para atender esses casos.

Criada em março de 2015, a Ronda Maria da Penha atua na assistência às mulheres baianas com medidas protetivas decretadas pela Justiça e também como um serviço de qualidade e proteção às mulheres em situação de violência doméstica.

O treinamento envolve palestras e atividades práticas e é coordenado pela major Denise Santiago Santos do Rosário, que trabalha no combate à violência contra a mulher, desde o dia 08 de março de 2015, quando o programa foi criado na Bahia. A oficial superior é considerada símbolo da lutra contra o machismo estrutural que norteia relações familiares.

Major Denise Santiago e a delegada da Mulher, Viviane Scofield

Os temas abordados na capacitação para o Ronda Maria da Penha enfatizam o papel das instituições no enfrentamento à violência contra a mulher, sempre com focos na Lei Maria da penha, nos Direitos Humanos e nos crimes de feminicídios, estupros e de importunação sexual.

Os militares e representantes de instituições ligadas à proteção da mulher – que também participam desta capacitação – fazem estudos de casos e, efetivamente, irão participar de atividades práticas relacionadas à violência doméstica na cidade de Teixeira de Freitas.

“Já atuamos de modo preventivo e ostensivo, mas a Ronda Maria da Penha nos permitirá um maior acompanhamento de casos, como medidas protetivas, por exemplo, determinadas pela Justiça, que buscam manter o potencial agressor longe da vítima”, disse o major Silvio Nunes, explicando que o programa, que já inspirou corporações no Brasil e em Londres, na Inglaterra, já existe há quatro anos em salvador e já foi implantado em outras cidades baianas, com resultados bastante significativos.

Foto de Capa: Majores Silvio Nunes e Denise Santiago

fonte/aguapretanews

Facebook Comments


This will close in 20 seconds